16 de maio de 2018

Chá de Hibisco: o que é, benefícios, como fazer e quais cuidados ter


By Isabel Cristina  Maio 9, 2018  Uncategorized  0 Comments
Existem muitas ervas que possuem um papel importante na manutenção diária da saúde, no entanto, algumas plantas se destacam nessa hora. É o caso do chá de hibisco, bastante versátil e que agrada, em especial, aos paladares que apreciam os sabores mais cítricos. A bebida é feita a partir do cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa.
Há uma grande variedade de flores de hibisco, sendo essa a versão que oferece uma série de benefícios para a saúde. Dessa forma, o melhor é adquirir a erva em lojas especializadas, pois esse hibisco não é o mesmo que é bastante visto em jardins pelas cidades. É possível fazer o chá também com os saquinhos industrializados, embora as folhas secas sejam sempre mais saudáveis.
Você quer saber mais sobre os benefícios do chá de hibisco, bem como preparar esse delicioso chá e quais os cuidados que é importante ter? Então, continue lendo este artigo e saiba mais sobre o chá de hibisco a partir dos seguintes tópicos:

• Perfil nutricional do chá de hibisco
• 14 Benefícios do chá de hibisco
• Como fazer chá de hibisco
• Receita de chá gelado de hibisco, gengibre e hortelã
• Como emagrecer com chá de hibisco
• Como ter uma boa saúde com o chá de hibisco
• Contraindicações do chá de hibisco
• Efeitos colaterais do chá de hibisco

Perfil Nutricional do Chá de Hibisco
Os nutrientes que compõe o chá de hibisco são os principais responsáveis por todos os benefícios que a planta oferece à saúde. E entre eles, destacam-se as substâncias antioxidantes, como as vitaminas C e A, presente em quantidades significativas para colaborar com as necessidades nutricionais diárias.
O chá de hibisco também é fonte de minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ácido fólico, entre outros. Todos eles são de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo e devem ser consumidos por meio da ingestão de alimentos e bebidas todos os dias.
14 Benefícios do chá de hibisco
1 – Auxilia no Emagrecimento

Embora existam muitos benefícios, talvez um dos motivos pelos quais o chá de hibisco é tão procurado, hoje em dia, é porque se trata de um grande aliado do emagrecimento. E as razões para isso são variadas. Em primeiro lugar, ele é diurético, o que colabora com a eliminação dos líquidos e toxinas acumulados no organismo.
Dessa forma, é possível evitar o
inchaço do abdômen, o que não raro pode ser confundido com os quilinhos a mais. Além disso, o chá de hibisco, por contar com substâncias antioxidantes, que ajudam na redução da gordura acumulada no corpo, também evita o ganho de peso.
E para usufruir dos seus benefícios para a saúde, você pode consumir o chá de hibisco duas vezes por dia. Mais adiante você pode conferir o modo correto de preparar essa deliciosa bebida e suas variações.
2 – Contribui Com a Digestão Adequada

Mais um benefício do chá de hibisco, que também contribui para o emagrecimento e o bem-estar é o efeito que possui na digestão. Por isso, ele pode ser consumido após as refeições, para que os alimentos sejam mais bem processados pelo organismo.
Esse cuidado não só ajuda na perda de peso, ao garantir a posterior e adequada evacuação, como também permite que os nutrientes sejam melhores absorvidos pelo corpo. Isso quer dizer que com o chá de hibisco fica mais fácil de combater a sensação de estofamento e de preguiça que pode aparecer depois das refeições.
Claro que uma alimentação equilibrada também é importante para atingir esses objetivos. E mais, a bebida conta ainda com propriedade antiespasmódica, que ajuda em muito a diminuir os sintomas relacionados com a síndrome do intestino irritável.
3 – Fortalece e Hidrata o Organismo

Com os altos níveis de vitamina C que o chá de hibisco possui, você consegue fortalecer o seu sistema imunológico ao integrar a bebida no seu dia a dia.Afinal, essa vitamina é uma das mais importantes quando o assunto é prevenir doenças causadas pela baixa do sistema imune, como gripes e resfriados.
E embora não substitua a água, que deve ser consumida dois litros todos os dias, o chá de hibisco é um grande aliado da hidratação do corpo. Por isso, é mais adequado que ele seja ingerido sem açúcar, sendo que existem ingredientes que podem ajudar a deixá-lo ainda mais delicioso e refrescante, como você poderá conferir mais adiante.
4 – Promove a Saúde da Pele

Por conta das propriedades dos nutrientes presentes no chá de hibisco, essa bebida também tem papel respeitável na saúde da sua pele. Os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, como os presentes nas vitaminas C e A, não só deixam a pele mais elástica e firme, como também ajudam na sua hidratação.
O chá de hibisco serve ainda para acelerar a cicatrização de marcas na pele, tratar espinhas e cravos, bem como evitar que a pele fique flácida. Por fim, beber esse chá regularmente pode contribuir com a prevenção do envelhecimento precoce das células da pele.
5 – Colabora Com os Níveis de Colesterol





A boa saúde exige que os níveis de colesterol no sangue estejam equilibrados e esse é mais um dos benefícios do chá de hibisco. Estudos mostram que a bebida consegue reduzir o colesterol total e o chamado colesterol ruim, o LDL, de modo significativo.
Em pacientes com síndrome metabólica, uma condição que aumenta as chances de doenças cardíacas e diabetes, o hibisco pode ainda reduzir os níveis de triglicerídeos. Também interfere no aumento dos níveis do colesterol bom, o HDL. Para tanto, recomenda-se ingerir duas xícaras por dia do chá, assim como é indicado para obter os seus demais benefícios.
6 – Diminui as Chances de Diabetes

Já que o chá de hibisco consegue agir positivamente em pessoas com a chamada síndrome metabólica, isso quer dizer também que possui efeito na redução do risco para o desenvolvimento do diabetes. Essa é uma doença que, cada vez mais, tem se tornado comum entre a população.
Mesmo assim, é importante ter uma dieta adequada a seguir as recomendações médicas para prevenir-se da doença. Desse modo, o chá deve ser consumido apenas como aliado dos demais tratamentos.
7 – Protege a Saúde do Fígado

O fígado é mais um órgão que merece muita atenção, o que pode ser feito por meio de um cardápio saudável e com a moderação no consumo de bebidas alcóolicas. Além disso, beber chá de hibisco pode contribuir, devido as suas propriedades antioxidantes e as antocianinas que possui e que diminuem as lesões inflamatórias no órgão.
8 – Ajuda a Regular a Pressão Arterial

O controle da pressão arterial é mais um dos benefícios do chá de hibisco, sendo, em especial, vantajoso para as pessoas que sofrem de pressão alta.Estudos apontam que essa bebida consegue reduzir a pressão. Por isso, quem, ao contrário, tem pressão baixa não deve exagerar no consumo desse chá.


9 – Trata a Depressão e a Ansiedade

O chá de hibisco não só é bom para o seu corpo, ele também pode beneficiar a sua saúde mental. Algumas pesquisas descobriram que os antioxidantes flavonoides alojados em flores de hibisco podem ajudar a aliviar a depressão e melhorar o humor. Antioxidantes como os flavonoides, antocianinas e antocianidinas, que o hibisco possui, são conhecidos por atuarem de forma positiva no sistema nervoso, acalmando-o. Por isso, consumir o chá de hibisco também conta com a vantagem de ser um auxiliar na redução de sintomas como ansiedade e depressão.
10 – Combate os Radicais Livres

Todos os benefícios dos antioxidantes presentes no hibisco são possíveis porque eles conseguem combater os danos causados pelos radicais livres. São eles que aumentam os riscos de doenças e problemas de saúde, porque favorecerem o envelhecimento precoce das células.
Os radicais livres são encontrados na poluição do ar, nos alimentos e bebidas de baixa qualidade, no tabagismo e em uma série de outras situações desfavoráveis para o organismo. Já que as suas fontes são muitas, é importante consumir alimentos ricos em antioxidantes, para ajudar o organismo a combater essas substâncias maléficas.
11 – Previne Diferentes Tipos de Câncer

Entre as doenças que são favorecidas pelos radicais livres estão os diferentes tipos de câncer. E já que os antioxidantes são importantes combatentes, o chá de hibisco também tem papel importante na prevenção dessa e de outras doenças.
Nesse caso, o principal responsável é o ácido protocatecúico, um antioxidante do tipo polifenólico, que segundo estudos consegue prejudicar o crescimento de células cancerosas. As pesquisas são, principalmente, relacionadas à leucemia, câncer de próstata, boca e estômago.
12 – Evita Doenças e Problemas de Saúde

Além dos tumores, os antioxidantes do chá de hibisco ajudam a prevenir muitas outras doenças. Entre elas, é possível citar o Mal de Alzheimer, a síndrome da fadiga crônica, a doença de Parkinson, a insuficiência cardíaca, os ataques cardíacos, a aterosclerose e muitos outras.
Tudo isso se deve ao fato dos antioxidantes conseguirem atrapalhar o funcionamento do estresse oxidativo que danifica as células do corpo, levando às enfermidades. Mais uma vez, são os polifenóis os antioxidantes que mais merecem o crédito.
13 – Ameniza os Sintomas da Menstruação

Já que o chá de hibisco contribui para a redução de sintomas, como depressão e ansiedade, ele também pode ser consumido quando as mulheres estiverem menstruadas e com sinais de alterações de humor. Isso porque o chá é eficiente em agir positivamente no sistema venoso.
Além disso, ele é benéfico para esse período porque ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, sendo que o seu desequilíbrio é um dos principais responsáveis pelos sintomas comuns nesse período. Da mesma forma, é relevante no combate dos sintomas da TPM – tensão pré-menstrual.
14 – Combate Vírus e Bactérias

Por fim, mas não menos importante, mais um benefício do chá de hibisco é tratar doenças causadas por bactérias e vírus. Afinal, entre as propriedades da bebida estão os seus efeitos antibacterianos e antivirais. Dessa forma, é possível consumir o chá para inibir a bactéria Escherichia coli, por exemplo, que está associada a casos de diarreias e gases.
Problemas de saúde causadas por outras infecções bacterianas também podem ter o chá de hibisco como um tratamento complementar. Já no combate aos vírus, destaca-se a ajuda que oferece no tratamento das diferentes formas de influenza, como o vírus da gripe aviária.
Como Fazer Chá de Hibisco
Além dos benefícios proporcionados pelo chá feito com as folhas secas da flor do hibisco, é muito fácil preparar essa deliciosa bebida. É possível preparar usando o prático método de infusão. Para tanto, recomenda-se as seguintes quantidades de cada ingrediente para a receita básica da bebida:
Ingredientes:
• 1 litro de água filtrada
• 2 colheres de sopa de flores secas de hibisco
• Ou 2 saquinhos de chá
Modo de Preparo:
Para fazer a infusão do chá de hibisco, basta colocar a água para ferver e quando estiver fervendo adicioná-la em um recipiente com as folhas de hibisco. Tampe o recipiente por 10 minutos, depois, remova as folhas ou saquinhos e espere amornar para beber. Pronto, é muito simples!
No entanto, essa é apenas uma receita de chá de hibisco, sendo que ele combina com muitos outros ingredientes. Quem quiser perder peso com esse chá, recomenda-se que seja consumido sem adoçar. Mas quem não está preocupado com isso pode acrescentar uma colher de chá de mel para ficar ainda mais gostoso.
Você também pode usar açúcar mascavo ou qualquer outro tipo de açúcar, embora mel e mascavo sejam as opções mais saudáveis. O chá de hibisco pode receber ainda limão, gengibre, hortelã, canela em ramo ou em pó e mesmo noz moscada. E mais, pode ser consumido gelado, o que é ideal para os dias quentes.
Receita de chá gelado de hibisco, gengibre e hortelã
Se você deseja preparar uma receita diferente com o hibisco, confira essa opção de chá gelado de hibisco, gengibre e hortelã. Para tanto, confira do que você vai precisar e como fazer.
https://www.youtube.com/watch?v=jLATG6NJXzs
Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de flores secas de hibisco
• 1 colher de chá de mel
• 6 rodelas pequenas de gengibre descascadas
• 2 galhos de folhas de hortelã fresca
• 1 litro de água filtrada
Modo e Preparo:
O primeiro passo consiste em fazer a infusão do chá de hibisco, como explicado anteriormente, colocando a água quente em um recipiente com as flores secas, tapando e aguardando. Porém, antes de tapar, acrescente as rodelas de gengibre e o mel.
Mexa bem e quando amornar leve para a geladeira. Deixe lá até que o líquido fique bem gelado. Quando retirar, adicione os galhos de hortelã fresca, mexa mais um pouco e consoma à vontade.
Como emagrecer com chá de hibisco
O melhor é não ultrapassar as duas xícaras de chá de hibisco por dia, assim, você pode consumir a bebida entre as principais refeições do dia. No entanto, por mais que esse chá ajude a emagrecer, ele é apenas um aliado e não o principal personagem. Isso quer dizer que você precisa fazer mais do que consumir o chá para chega ao peso ideal.
Uma alimentação equilibrada e saudável, bem como a prática de exercícios físicos regulares é essencial. Afinal, o que se come é o principal aspecto para perder peso e a prática de exercícios colabora com os resultados e confere mais saúde e bem-estar. Além disso, ajuda no emagrecimento dormir bem e o tempo suficiente, em média, oito horas por dia.
Como Ter uma Boa Saúde com o Chá de Hibisco
São vários os benefícios que o chá de hibisco oferece para o organismo, no entanto, não é ele sozinho que vai controlar a sua pressão, os níveis de colesterol do seu sangue ou fazer com que você tenha uma ótima digestão. Assim como acontece com o emagrecimento, o chá de hibisco ajuda muito, mas não faz o trabalho sozinho.
Para evitar doenças e problemas de saúde, sentir-se bem e ter qualidade de vida a alimentação adequada, a prática de atividades físicas, uma boa noite de sono e outros hábitos saudáveis também são necessário. Outras dicas é evitar o tabagismo, o consumo de álcool em excesso, bem como os produtos e bebidas industrializados.
Contraindicações do Chá de Hibisco
Apesar de ser um grande aliado da saúde, não é recomendado o consumo do chá de hibisco a mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Pesquisas indicam que a bebida tem ação mutagênica, o que pode prejudicar a saúde do bebê.
Já que o hibisco tem efeito sobre os hormônios também não é aconselhado o seu consumo quando se deseja engravidar, pois ele pode atrapalhar o desejo de ser mãe. Pessoas que estiverem fazendo tratamentos com remédios são outras que precisam evitar o consumo do chá, pois ele pode reagir com alguns medicamentos.
Você pode conversar com o se médico para saber se é o seu caso. O mesmo deve ser feito por quem sofre de pressão baixa, uma vez que essa bebida pode diminuir significativamente a pressão arterial.
Efeitos Colaterais do Chá de Hibisco
O chá de hibisco não deve ser ingerido em excesso por ninguém. Como ele possui efeito diurético, se for tomado demais, pode causar desidratação, devido à eliminação de nutrientes importantes ao organismo, como o sódio, o cálcio, o magnésio e o potássio.
Ou seja, assim como qualquer outro alimento ou bebida deve ser consumido com moderação, já que em excesso nada é benéfico. Além disso, se você começar a beber o chá de hibisco e observar o aparecimento de sintomas incomuns é melhor parar com o consumo e conversar com o seu médico.
Alguns efeitos colaterais que podem aparecer são hipotensão (pressão baixa), enjoo, escurecimento da visão, tontura, sensação de fraqueza e até mesmo desmaios. Muitos desses sintomas podem ser o resultado do efeito diurético da bebida.
E mesmo que você não tenha nenhum problema com o chá de hibisco e esteja tomando ele todos os dias, uma dica é intercalar o seu consumo com outros chás e mesmo ficar algumas semanas sem ingeri-lo. Assim, evitam-se os excessos e você garante apenas os benéficos do chá de hibisco para a sua saúde.
Add a Comment
Parte superior do formulário
Comment:
Name:
Email Address:
Website:
Parte inferior do formulário
BUSCA
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Deber Copyright © 2018.
O conteúdo do site Deber.com.br, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Deber não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Back to Top ↑


Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Transmissão ao vivo Programa Simplesmente D+ (DIA DAS MÃES)