(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
Você que sempre disputava aquele lugar na janela do avião não terá mais esse problema. A empresa inglesa Centre For Process Innovation (CPI) criou um moderno projeto que elimina as janelinhas dos aviões atuais e instala telas flexíveis de Oled (um material mais fino e que usa menos energia do que o LCD e o plasma), permitindo que o passageiro aproveite uma vista panorâmica de fora da aeronave. Segundo a empresa, a tela pode ser desligada.
“Você tem total flexibilidade para colocar as telas onde quiser. Você pode colocar as imagens na lateral do seu assento, pode optar por colocá-la na frente da cadeira, escolher as imagens das câmeras ou não ter visão alguma de absolutamente nada”, enumerou Jon Helliwell, um dos responsáveis pelo projeto, ao jornal inglês The Guardian
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A ideia futurista pode fazer com que algumas pessoas associem a nova tecnologia a um gasto maior de energia, mas os técnicos da CPI garantem que o resultado será exatamente o oposto. De acordo com Helliwell, ao retirar as janelas do avião, a fuselagem se tornará mais fina, o que significa uma redução maior no peso da aeronave. A consequência seria a diminuição do combustível gasto e da emissão de CO2.
Segundo a CPI, 3,1 bilhões de pessoas viajam por ano no mundo todo, gastando 220 mil galões de combustível e produzindo 705 milhões de toneladas de CO2. Para cada 1% de redução no peso da aeronave, são economizados 0,75% de combustível.