11 de março de 2015

Maquiagem certa para cada idade: saiba como contornar e evitar as linhas de expressão

Veja quais produtos usar e quais cores evitar depois de certa idade

Mês da Mulher
Este conteúdo faz parte de:Mês da Mulher 
O amor pela maquiagem é comum entre mulheres de todas as idades, gostos e estilos de vida. Das mais novas às mais velhas, todas nós amamos um batom e recorremos ao corretivo nos dias de cansaço. O problema é que nem todo mundo pode usar os mesmos produtos e, com o passar da idade, é preciso adaptar o make.

“Existem produtos anti-idade preparados com vitamina C para as peles maduras, mas hoje em dia uma mesma base pode ser usada por qualquer mulher”, explica Dudu Castro, do Crystal Hair. A realidade, no entanto, é que a pele aos 50 anos não tem a mesma firmeza do que aos 20 e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.

Taylor Swift, 25 anos (Foto: Getty Images)Taylor Swift, 25 anos (Foto: Getty Images)
"Aos 20 anos a pele é firme, lisa e pode tudo: brilho, iluminador, tudo que se tem direito", diz Dudu. O blush nas maçãs do rosto dá um ar de jovialidade e os cílios postiços aumentam o olhar. O olho preto também está liberado, deixando a maquiagem mais dramática, assim como as sombras metálicas e coloridas.

“Uma mulher madura, no entanto, deve evitar sombras metálicas ou muito brilho, porque isso chama mais atenção para as linhas de expressão. Os tons perolados são mais indicados depois dos 40 anos”, ensina Raphaella Bahia, do FR Microcenter. Olhos pretos também não são ideais. “O côncavo escuro afunda os olhos e pode dar um ar de cansaço à mulher madura que, inevitavelmente, terá mais tendência às olheiras. O delineador rente aos cílios, por sua vez, está liberado”, indica a maquiadora.

Scarlett Johansson, 30 anos (Foto: Getty Images)Scarlett Johansson, 30 anos (Foto: Getty Images)
Mas são as linhas de expressão as grandes vilãs da maquiagem. Apesar do make ajudar a levantar o visual, a preparação da pele e o cuidado diário a partir dos 20 anos são muito mais importantes. “Tudo depende de como a pessoa cuida do rosto e se ela pega muito sol. A proteção evita linhas de expressão precoces e a maquiagem fica muito mais bonita”, alerta Raphaella. O ideal, portanto, é sempre usar uma base mais fina, assim o produto não acumula nas dobrinhas, e lembrar de sempre hidratar a pele antes de maquiar, independente da idade.

“Com a idade a pele resseca”, explica Raphaella. Por isso, Dudu indica a água termal como aliada antes, durante e depois da maquiagem. “Ela não mela o rosto e não borra o make, além de hidratar a pele”, ensina. O que também resseca é o pó compacto. “Não aplique o produto em áreas enrugadas, como boca e o contorno dos olhos, deixe o pó para a linha T, que costuma ser mais oleosa”, ensina Raphaella. Na hora de escolher o batom, opte também pelos produtos com efeito hidratante. “O mate pode ressecar ainda mais os lábios”, indica a maquiadora.
Heidi Klum, 41 anos (Foto: Getty Images)Heidi Klum, 41 anos (Foto: Getty Images)
É importante pensar também no pincel “Os de fibra para base podem ser usados em qualquer tipo de pele e espalham melhor o produto”, indica Dudu. Mas blush e bronzer só em peles firmes. “Eles marcam muito e acabam realçando as linhas de expressão”, esclarece Dudu. O truque é substituí-los por dois tons de base, uma mais clara e uma escura que dará o efeito do blush, marcando menos. Máscara de cílios de longa duração também nem pensar. “A máscara a prova d’água quebra os fios que enfraquecem com a idade”, explica o maquiador. Por isso, para finalizar o look com um olho impactante, aposte nos postiços mais ralos, que aumentam o olhar, sem exageros. 

Elle McPherson, 50 anos (Foto: Getty Images)Elle McPherson, 50 anos (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Transmissão ao vivo Programa Simplesmente D+ (DIA DAS MÃES)