21 de março de 2017

Vem aí o primeiro "Smartphone Médico"




Aparelho conta com sensores para medir condições de saúde do usuário e enviar dados a médicos ou familiares

Com sistema Android, o LifeWatch V reúne uma série de sensores e aplicativos úteis para fornecer resultados de exames, com aprovação de órgãos de regulação

Ler e enviar e-mails, acessar a internet, assistir a TV, tirar fotos, jogar videogame, fazer ligações telefônicas... Se você achava que essas funções já eram o bastante para um aparelho celular, saiba que o dispositivo ganhou ainda mais utilidades. A empresa israelense LifeWatch Technologies criou um smartphone capaz de aferir alguns dados médicos de seu usuário, como pressão arterial, nível de estresse, temperatura, pulsação e níveis de glicose no sangue. O aparelho, chamado de "LifeWatch V", vem com sensores embutidos para analisar os dados corporais e permite até a realização de eletrocardiograma. Ele envia todos os dados por algoritmos a um servidor remoto. Os resultados podem ser, então, compartilhados por terceiros - um médico, por exemplo - por meio de mensagem de texto (SMS) ou e-mail.

Para usuários que desejam cuidar mais da saúde, o aparelho também pode ser útil ao lembrá-los de tomar um medicamento, medir quanto caminha por dia, planejar uma dieta ou registrar suas atividades físicas realizadas. Para o médico Yacov Geva, executivo-chefe da LifeWatch Technologies, o dispositivo será muito útil para monitorar doenças crônicas, como o diabetes.

Interface familiar

O LifeWatch V tem aparência semelhante ao iPhone, o famoso smartphone da Apple, e roda o popular sistema operacional Android, do Google, o que o torna um aparelho com interface bem familiar e amigável para quem já costuma utilizar telefones inteligentes - além de permitir seu uso normal para as demais funções desse tipo de dispositivo. O que muda são os aplicativos médicos instalado no aparelho e os sensores discretamente presentes em seu design.

O objetivo da companhia israelense ao colocar o smartphone no mercado é oferecer uma ferramenta amigável de monitoramento e diagnóstico tanto para adultos como para crianças. A empresa também destaca que estuda acrescentar mais sensores ao aparelho, dotando-o de mais utilidades.

Na visão de Yacov Geva, o aparelho tem entre seu público alvo as crianças com diabetes. As tiras de teste de glicose podem ser inseridas em um local apropriado no corpo do celular, para fácil checagem da condição de saúde do usuário. Os resultados podem ser enviados via e-mail ou SMS, por exemplo, aos pais que desejam verificar se seus filhos estão fazendo o teste diário e aplicando corretamente a insulina enquanto estão na escola.

Confiabilidade

E para quem pensa se trata de mais uma inovação que promete benefícios sem fundamentos confiáveis, o presidente da Life Watch afirma que a empresa tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de mais de 45 tipos de sensores médicos. Esses dispositivos, segundo ele, passam pela aprovação de órgãos de regulação, como o FDA (órgão do governo dos EUA para regulação dos mercados de medicamentos e alimentos). O LifeWatch V já está em processo de aprovação por órgãos de Israel, Estados Unidos e Europa.

O aparelho será fabricado na China, baseado nas especificações de qualidade da indústria israelense. A interface estará disponível em várias línguas, dentre elas o português.

De acordo com o Yacov Geva, em declaração ao site "Israel 21c", o primeiro smartphone médico será comercializado por um preço entre US$ 500 e US$ 700, "dependendo do país e do acordo com as operadoras". O LifeWatch V ainda não tem previsão de lançamento no mercado brasileiro.


Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Transmissão ao vivo Programa Simplesmente D+ (DIA DAS MÃES)