Tipos de dança

A variedade é tanta que você pode escolher a modalidade de dança que mais gosta e que mais se ajusta aos seus objetivos.
Bolero
Ritmo mais lento, de raízes espanholas, trabalha as pernas, mas sempre com pouco impacto sobre as articulações. É uma dança romântica que nos últimos anos vem ganhando novo formato, incrementado com mais giros e rodopios.
Dança do ventre
Essa dança, que surgiu na região do Oriente Médio e da Ásia Meridional, é muito sensual. Trabalha mãos, braços, quadris, peito, ombros, costas e especialmente o abdômen.
Dança contemporânea
Dança que utiliza técnicas de chão, flexibilidade, quedas, saltos e giros. Ela surgiu na década de 1970 inicialmente como uma espécie de negação aos conceitos do balé clássico. A dança contemporânea trabalha o corpo inteiro, podendo utilizar acessórios variados. As músicas também trazem ritmos diversos.
Dança de salão
Nada mais é do que a mistura de diversos ritmos tradicionais como o samba de gafieira, forró, bolero, zouk etc.
A dança eleva a autoestima
A dança eleva a autoestima

Danças que queimam em média 350 calorias

A dança é excelente para queimar calorias, mas também para tonificar os músculos e melhorar a sua saúde em geral.
Axé
Nascida no Nordeste brasileiro por volta da década de 1980, essa dança traz influências africanas. As músicas e as coreografias são bem agitadas, exigindo flexibilidade, rebolado e energia para pular muito.
Balé clássico
Nascido na Europa, no século 15, o balé usa muitos saltos, giros e movimentos complexos. Além de ser uma atividade aeróbica, ainda ativa a musculatura localizada. A modalidade trabalha pés, pernas, postura, braços, além da capacidade de equilíbrio e flexibilidade.
Flamenco
Essa dança de origem cigana trabalha mãos, braços, panturrilhas, coxa e pés. Os movimentos são fortes e sensuais e também utiliza-se acessórios como leques e castanholas.
Sapateado
Os pés são personagem principal dessa dança, que também trabalha pernas, braços e abdômen. Utiliza vários estilos de música, das agitadas às lentas.
Zumba
Mistura de vários ritmos como salsa, merengue, funk, hip-hop.
Queimam em média 450 calorias.
Forró
Modalidade muitas vezes trabalhada durante aulas de dança de salão, o forró tem diversas variações, que vão do universitário ao estilo mais arrastadinho do nordeste.
Jazz
Essa dança aparece em diversos formatos. Tem influências do balé clássico, da dança contemporânea e de danças africanas. O Jazz trabalha o corpo inteiro.
Street Dance
Ritmo agitado de origem norte americana, o street dance combina passos de hip hop e jazz. As músicas costumam ser rápidas, com batidas marcadas. A dança trabalha o corpo inteiro.
Tango
Ritmo argentino, considerado um dos estilos mais difíceis da dança de salão, o tango mistura sensualidade e elegância. Possui ritmos variados, desde o lento ao tango eletrônico, e trabalha especialmente as pernas.
Dependendo do tipo de dança é possível perder muitas calorias
Dependendo do tipo de dança é possível perder muitas calorias

Queimam em média 500 calorias

Frevo
Ritmo tipicamente brasileiro, tem influência da capoeira e trabalha braços, pernas, glúteos e quadris em muitos movimentos de agachamento e pequenos saltos.
Salsa
Dança latina, de origem cubana, mexe o corpo inteiro com movimentos intensos e sensuais. Trabalha pernas, braços e quadris.

Queimam em média 600 calorias

Caso você prefira aulas mais intensas, mas com o mesmo seguimento, música, movimento e queimar calorias você têm ainda outras opções como, jump, body pump e step.
Para emagrecer é necessário que a dança seja aliada a uma dieta balanceada. Os princípios partem da alimentação. Recomenda-se consultar um médico especializado para ele orientar a quantidade de calorias que você deve consumir. Para emagrecermos os números de calorias consumidas devem ser menores que calorias gastas.