O corpo perfeito é o que a maioria das pessoas busca, geralmente relacionamos a beleza a felicidade e sucesso. Responsável por isso é a mídia, ferramenta de comunicação que nos influencia diretamente por mostrar somente atrizes, modelos, cantoras com seus corpos exuberantes e geralmente a mostra.
Ter um corpo definido é o desejo de quase todas as pessoas, mas não é tarefa fácil, para isso é necessária muita disciplina, determinação e persistência Qualquer atividade física é bem vinda, tanto para emagrecermos como para prevenção de várias doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares. Mas a musculação é o exercício mais recomendado pelos especialistas. Além de definir o corpo, auxilia na aceleração do emagrecimento e protege os ossos.Há algum tempo, apenas homens eram adeptos da pratica exercícios com carga, pois é necessária muita resistência do atleta. Hoje é muito comum homens e mulheres praticarem esse tipo de atividade. Antigamente existia uma espécie de preconceito, a maiorias das mulheres imaginavam que se aderissem à atividade, seus corpos iriam ter um aspecto masculino, por ter como principal característica a tonificação muscular, isso faz com que os músculos inchem. Mas, sabe-se que praticada moderadamente isso não acontece. A atividade não está associada somente a questão estética, hoje é comprovada que a musculação traz vários benefícios para sua saúde.Ajuda a evitar o diabetes, pois quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).
Com a musculação o corpo fica com formas mais definidas
Com a musculação o corpo fica com formas mais definidas

Confira algumas dicas

Diversos especialistas em nutrição esportiva afirmam que 70% dos resultados da perda de peso é resultado de uma alimentação equilibrada e correta para o indivíduo, enquanto que 30% são consequência dos exercícios físicos.
Não adianta você passar horas na academia e depois comer doces, frituras e beber refrigerante. Você deve seguir uma dieta específica, rica em alimentos que potencializam o emagrecimento como alimentos de baixo índice glicêmico e alimentos termogênicos. Sem esta disciplina, o mais provável é que tenha resultados irrelevantes.
Os benefícios do ganho de massa magra vão além da estética. Quanto maior for nossa constituição de massa magra, maior será nosso gasto calórico. Os músculos precisam de energia para sua manutenção, ou seja, ele gastará energia mesmos estando em repouso. Além disso, melhora o sono, auxilia na eliminação de gordura corporal e controle do colesterol.
Para ganharmos massa muscular e aumentá-la temos que aumentar a carga a cada 4 semanas. Nosso organismo funciona através de estímulos, então precisamos estimulá-lo. Aumentando a carga, a frequência, o número de repetições ou até incluirmos outros exercícios.
Cada indivíduo possui sua própria frequência para aumentar sua massa muscular. Duas pessoas podem seguir o mesmo treino, mas a genética de cada um, decidirá o resultado.
Fazer musculação não significa necessariamente levantar peso em máquinas de academia. Musculação é um termo genérico que significa qualquer atividade que promova um estímulo localizado em determinados grupos musculares. O tipo de exercício mais comum para aumentar a massa muscular é o levantamento de peso. Mas outras atividades também proporcionam o aumento da massa magra só que em menor proporção. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas que fortalece a musculatura dos membros inferiores.
Sempre inicie o treino com a musculação ou intercale com exercícios aeróbicos. A pessoa terá mais energia para puxar peso se começar pela musculação. Quando for para a esteira, estará com o corpo aquecido, o que elevará a queima de calorias e gordura. Quando iniciamos com atividade aeróbica o organismo demorará mais para começar a queimar calorias. Treinos que intercalam exercícios com carga e atividade aeróbica proporcionam ótimos resultados e por serem dinâmicos, são mais motivadores para pessoas com dificuldade em passar muito tempo fazendo apenas musculação ou esteira.
A musculação ajuda a evitar o diabetes
A musculação ajuda a evitar o diabetes e elimina a celulite
Lembre-se mesmo que o objetivo seja perder peso o corpo precisa de energia para se exercitar. Antes da atividade física, carboidratos são bem-vindos, de preferência os complexos, como batata doce e pão integral, não o açúcar simples. Depois do exercício, o corpo precisa repor a energia que gastou com mais carboidrato, e restaurar a integridade do músculo, função exercida pela proteína. Uma pessoa normal deve ingerir, em média, 1 grama de proteína por quilo de seu peso total. Mas quem deseja aumentar a massa muscular pode elevar essa ingestão para 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso.
É recomendado consultar um médico especializado para ele orientar quais os alimentos e a quantia necessária para que você emagreça com saúde. Suplementos às vezes são necessários, pois somente com a alimentação não conseguimos suprir as necessidades do organismo.