Sempre vejo links com dicas para seu relacionamento durar mais e você ser mais feliz. Tudo isso pode ajudar? Claro. Mas se tem uma coisa que faz diferença, é essa: ouça o outro. Escute o que o outro diz e, principalmente, o que ele não diz.
Tem horas que é difícil, eu sei. A vida está corrida, você tem milhões de coisas a fazer e a cabeça não para por um segundo. Mas lembra daquela pessoa que fazia você ter frio na barriga antes de cada encontro? Ela não vale o esforço de respirar fundo, se acalmar e se doar um pouco?
Para ouvir o que não é dito, é preciso observar. Você tem olhado para a pessoa que você ama? Mas olhado de verdade, para seus olhos, para sua postura, para o cansaço que ela vem enfrentando ou o bom momento, cheio de energia? Às vezes nosso corpo fala muito mais do que nossas palavras. E as atitudes, então… mais ainda!
Yahoo Brasil/iStock
Yahoo Brasil/iStock
Deixe seu companheiro se sentir livre para dividir o que quiser com você. E aceite os segredos. Saber ouvir o silêncio do outro também é importantíssimo. Tem coisas que a gente não quer ou não está pronto para dividir. E o que mais precisamos é saber que tem alguém ao nosso lado que nos apoiará mesmo assim. Que nos fará um chá quente e fará um cafuné mesmo sem saber os motivos.
Perceber a existência do outro independente da nossa é um exercício que, por vezes, pode machucar. A gente se esquece que o outro não é nossa extensão, depois de certo tempo juntos. E que nossos problemas não são maiores do que os do outro. Mas notar a individualidade de quem amamos nos faz amar ainda mais. Saber-se capaz de ler quem se ama, de ouvir o que não é dito e de doar parte de si para alguém é amar. E a recompensa é sentir-se um só.
Amor não precisa de fogos de artifício, grandes cenas de cinema ou uma paz forçada. Amor precisa de silêncio e observação. Amor é cuidado, é carinho, cumplicidade e companheirismo. Aprender a amar é dar uma chance ao que o outro tem a dizer.