5 de setembro de 2014

Elimine o tártaro

Elimine o tártaro definitivamente de forma natural

Elimine o tártaro definitivamente de forma natural
O tártaro é uma placa bacteriana de cor amarelada que se acumula e endurece no esmalte do nossos dentes, principalmente junto a gengiva, devido a vários motivos, causando um mau aspecto aos nossos dentes.

Neste artigo te explicaremos as causas do tártaro, assim como os remédios para eliminá-lo de forma mais natural, com a alimentação, remédios naturais e alguns simples conselhos.

Causas do tártaro

  • O motivo principal do tártaro é uma alimentação excessivamente  acidificante, rica em açúcar, alimentos refinados e gorduras prejudiciais. Apesar de que muitos acreditam que a primeira causa seja uma má higiene dental, se consumíssemos a quantidade suficiente de frutas e verduras cruas, certamente esse incômodo surgiria muito menos.
  • Uma má higienização dental contribui para a aparição da placa bacteriana.
  • O café, o chá preto e o tabaco.

  • azucar-judy

Por que temos que prevenir o tártaro?

O tártaro não é somente uma questão de estética. Se não o previne ou não o trata, em longo prazo essa acumulação de bactérias provoca uma inflamação da gengiva, podendo ocasionar gengivite.

Alimentos e suplementos benéficos

  • Os alimentos mais recomendados são as frutas e os vegetais crus, especialmente as maçãs e os vegetais de folha verde como o espinafre, a acelga, o alface, a rúcula, etc.
  • gergelim, pelo seu alto teor de cálcio.
  • stévia é uma planta que atua como adoçante natural e que é muito benéfica para os nossos dentes.
  • água do mar é um suplemento remineralizante que nos ajuda a limpar e fortalecer os nosso dentes, além de ser alcalinizante.
  • coenzima Q-10 é recomendável quando o tártaro esteja causando também gengivite.
  • argila branca de uso oral nos ajuda a alcalinizar o nosso organismo e também o pH da nossa boca.
sésamo-sweetbeetandgreenbean

Os enxágues de óleo

Os enxágues de óleo de girassol é um método de cura da cultura ayurvédica da Índia. Nos permite limpar os nossos dentes, tratar de problemas bucais, além de permitir jogar as toxinas para fora e assim limpar a nossa boca com profundidade. É especialmente recomendado nos casos de infecções na boca, problemas na gengiva, placa dental, gengivites, dentes escurecidos e dentes soltos.
Necessitaremos somente do óleo de girassol ou de gergelim comprimido a frio.Neste artigo explicamos detalhadamente como se faz.

O carbono ativo

O carbono ativado é um remédio excelente para branquear e limpar os nossos dentes, assim como para prevenir doenças bucais. Podemos consegui-lo em lojas de produtos naturais, e bastará com escovar bem os dentes com este pó durante dois minutos. Apesar da cor preta, quando clareamos bem os dentes com água, os veremos muito mais limpos.
É fundamental que seja o original vegetal (madeira, coco, etc) e não procedente de petróleo.

Conselhos finais

Como já comentamos neste artigo, também é fundamental fazer uma boa higiene dental diariamente:
  • Escovaremos os nossos dentes depois de cada refeição,durante ao menos dois minutos, insistindo bem em todos os dentes e molares.
  • Usaremos preferencialmente uma pasta de dente ecológica e natural, já que as convencionais contém substâncias muito agressivas para o nosso pH bocal.
  • Usaremos o fio dental todas as noites antes de deitar, para eliminar os resíduos de comida que ficam entre os dentes.
  • Podemos usar também um enxágue bucal. Se desejamos um natural podemos fazê-lo com a infusão de tomilho e hortelã, ou com água do mar diluída em duas partes e meia de água natural.
  • Se temos tártaro antigo, visitaremos o dentista para realizar uma limpeza dental, apesar de que também não é recomendável fazê-la com muita frequência, já que poderá danificar o nosso esmalte.
Imagens por cortesia de judy e sweetbeetandgreenbean

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Transmissão ao vivo Programa Simplesmente D+ (DIA DAS MÃES)